Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Texto muito legal sobre Sportster

Ir para baixo

Texto muito legal sobre Sportster Empty Texto muito legal sobre Sportster

Mensagem  luizinho_hd Qui Abr 10, 2008 11:22 am

SPORTSTER

Questão de paixão, não anda, não freia e não faz curvas: isso é o que mais se houve sobre uma motocicleta norte-americana. Mas não é verdade: rodar com a Sportster é um prazer indescritível.
As motocicletas norte-americanas sempre tiveram fama de duronas, devido à sua construção espartana e a um comportamento dinâmico pouco favorável. Muitas vibrações, motor difícil de subir de giro e ciclística antiquada sempre foram seus atributos, inclusive com freios e suspensão nem sempre à altura. Enfim, uma lista de críticas sempre associadas as motocicletas norte-americanas. Mas a verdade é que, mesmo com algumas dessas características realmente ocorrendo, pilotar uma motocicleta norte-americana oferece sensações que, depois de experimentadas, são difíceis de descrever.
O motor é uma das mais marcantes características dessas motos. Ele é antiquado, mas principalmente devido à vontade dos amantes da marca do que por outro motivo: estes não comprariam uma motocicleta norte-americana com motor refrigerado a água, cabeçote de quatro ou cinco válvulas ou outra inovação muito comum a qualquer outro modelo.
O legendário V2 é um motor muito simples, sem qualquer característica mecânica notável, a não ser a sensação de poder que emana. O torque de 6,2 Kgm pode não parecer muita coisa, mas o fato de surgir a apenas 2500 rpm já diz tudo. As respostas em baixos regimes é total, não sendo, no entanto, aconselhável levar a rotação além de seu baixo limite, sob o risco de verem flutuar as válvulas.
O câmbio duro e lento não é o mais adequado a troca de marcha muito constante, mas o grande lance é aproveitar todo o torque que as baixas rotações oferecem. Não adianta buscar potência em rotações mais elevadas, mesmo porque elas não existem. Anda pouco? Não é o caso. Ela não tem o desempenho de uma 900 cm3 japonesa, mas , olha,... esta motocicleta norte-americana Sportster chegou bem perto dos 180 Km/h.
Não é esse o encanto de uma motocicleta norte-americana. Além de aura mágica da marca, o visual conta muito. Há quem despreze totalmente qualquer superesportiva parada ao seu lado, para admirar a profusão de cromados que a motocicletas norte-americanas apresenta.
A convivência com uma moto desta marca é recheada de novas experiências. Para quem esteja habituado a suaves e descaracterizadas motocicletas japonesas, torna-se complicado o primeiro contato com uma motocicletas norte-americanas. É necessário apagar tudo o que se conhece de pilotagem de motos, e se preparar para novos conhecimentos.
A rudeza está presente em quase todos os comandos, o que faz parte do charme das motocicletas norte-americanas. Os punhos são bastante grosseiros e com manetes brutais. Acionar qualquer um deles, freio ou embreagem, requer mentalização e localização da força nas mãos.. O câmbio é duro e o trambulador tem um curso muito grande, obrigando a um movimento extra do pé esquerdo, juntamente com a perna.
Frenagem é um dos capítulos onde se deve reaprender muita coisa. Ao contrário de uma moto comum, o freio traseiro da motocicleta norte-americana serve mesmo para frear, não apenas para complementar a ação do dianteiro. O pedal é duro e o ato de frear tem que ser longamente pensado e iniciado bastante antes, ajudando sempre com o potente efeito do freio-motor.
Mas mesmo com todos esses atributos, a Sportster mostrou-se surpreendentemente eficaz em curvas, logicamente tomando como base este tipo de motocicletas. Não há grandes deficiências nesse ponto, e em curvas ela se mantém sem problemas em boa velocidade e inclinação. O grau de inclinação é um dos dados curiosos que contam na ficha técnica da Sportster: 40º para a direita e apenas 36° para a esquerda. muito cuidado, então deve ser tomado em curvas, pensando sempre que pode-se ficar mais a vontade justamente virando para o lado que existe o escapamento. É, esses americanos são mesmo estranhos....
Mais estranho ainda é encontrar na motocicleta norte-americana inovações que algumas sofisticadas motos sempre se orgulharam de ter. Um deles é o velocímetro espetado no meio do guidão: um moderno equipamento eletrônico. O sistema de comando dos piscas é outra surpresa. um botão de cada lado do guidão pode ser comandado através dos polegares, o esquerdo para virar a esquerda e o direito para virar a direita. Simples e instintivo. Para desligar basta apertar novamente o botão, e se isso for esquecido, não faz mal, pois eles desligam-se automaticamente depois de alguns segundos. Seria muita modernidade?
Por fim, o preço da Sportster 883 pode ser considerado como o maior dos seus defeitos. Isso porque ela está despida de tudo o que não é estritamente necessário, e nem banco para o garupa ela tem. E os 26.500 que ela custa são um pouco elevados para uma moto que se propõe a ser degrau de acesso à marca. Mas sem dúvida nenhuma é um ótimo investimento. E, seguramente, para toda a vida.

Fonte texto Biker Friends - Técnicas

luizinho_hd
Admin

Número de Mensagens : 104
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 06/04/2008

http://www.bikerfriends.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Texto muito legal sobre Sportster Empty Re: Texto muito legal sobre Sportster

Mensagem  luizinho_hd Sex Out 17, 2008 3:34 pm

Esse texto é muito bom mesmo !

luizinho_hd
Admin

Número de Mensagens : 104
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 06/04/2008

http://www.bikerfriends.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos