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Sportster 97 - Troca de óleos

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Mensagem  Marcel Ter maio 27, 2008 12:32 pm

Olá para todos.
Meu nome é Marcel e sou novo no fórum.
Tenho algumas dúvidas sobre a Harley Davidson.
Um amigo comprou recentemente uma Harley Sportster 1200 ano 1997 e não tem o manual do proprietário.
Consultei alguns catálogos e manuais da Harley e ainda estou em dúvida sobre a troca de óleo, apesar do tópico que li aqui no fórum.
1-Num manual recomenda-se óleo 20w50 para motores Diesel, tanto no reservatório para o motor (2,8 litros trocando-se o filtro) quanto para a transmissão (0,9 litros), está correto?
2-Na falta deste óleo, qual outro seria recomendado e se este também deverá ser usado na transmissão e no câmbio.
3-No site da Harley, http://www.harley-davidson.com.br/article/static/164 , há uma tabela de manutenção para a Sportster onde se fala em troca de óleo e do filtro de óleo do motor, troca de óleo da transmissão primária e limpeza do bujão magnético e troca de óleo do câmbio e limpeza do bujão magnético.
Sei que o óleo do motor não é o mesmo da transmissão. O óleo que lubrifica a transmissão primária e o câmbio não é o mesmo ou são reservatórios distintos? Existe um bujão para cada um destes reservatórios a serem abertos ou apenas um em comum (parte inferior traseira esquerda da moto)?
Pelo manual que li, fala-se em dois reservatórios interligados, que compartilham o mesmo óleo. Imagino eu, há apenas um bujão a ser aberto, correto?
Obrigado e um abraço.

Marcel

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Mensagem  Marcos Ter maio 27, 2008 6:19 pm

Fala Marcel, tudo certo? Possuo uma Sportster 883 e faço a troca de óleo a cada 4000 Km, tanto do motor e filtro, quanto da caixa. Uso o mesmo óleo no motor ( 3 litros) e na caixa ( 1 l ), sendo que uso óleo Shell Relix 15w50 , o frasco é amarelo.
Para retirar o óleo do motor, existe uma mangueira conectada no quadro da motocicleta, para ter acesso, fique ao lado esquerdo da roda traseira, abaixe-se e olhe à frente da roda, vc verá uma mangueira presa no quadro por uma abraçadeira, atrás da embreagem, porém a ponta da mangueira está fixa no lado direito do quadro, é só soltá-la e escoar o óleo do motor.
Quanto ao óleo da caixa de marchas, exite um bujão de escoamento embaixo da tampa da embreagem ( lado esquerdo da moto, conforme vc mencionou), solte-o com uma chave Allen, que escoará o óleo da caixa, que é o mesmo da transmissão primária. Limpe o bujão ( este é o próprio bujão magnético, é único para escoar o óleo da caixa e relação primária) e reinstale. Para colocar o óleo novo na caixa e transmissão primária, retire uma pequena tampa que está fixa com 02 parafusos Allen na Tampa da primária, ao lado da tampa da embreagem, e então poderá colocar o óleo, com auxílio de um funil, de preferência com a ponta curva.
Creio que tenha ajudado.
Abraço e sucesso na empreitada.

Marcos

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Sportster 97 - Troca de óleos Empty Re: Sportster 97 - Troca de óleos

Mensagem  Marcel Qua maio 28, 2008 8:58 am

Olá Marcos. Obrigado pela resposta. Esclareceu minhas dúvidas sobre a drenagem do óleo e a reposição. Só queria saber mais sobre o óleo para motores a Diesel que o manual de serviços fala. Será que é melhor mesmo para as condições do Brasil?
Valeu Marcos. Se precisar de alguma coisa estou à disposição.
Um abraço.

Marcel

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