INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA VRSCA V-ROD
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INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA VRSCA V-ROD
INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA VRSCA V-ROD
VRSC - Custom American Muscle
NASCIDA NA PISTA. CRIADA NA RUA
Nós recebemos esta gravação do som de uma V-ROD em um dos e-mail. Deixaremos você ser o juiz sobre a sua autenticidade CLICK AQUI PARA BAIXA-LO Você precisará de software que reproduza arquivo MP3.
A fabrica de motocicleta norte-americana deu um giro de 180º em sua estratégia ao apresentar uma moto sem o tradicional motor refrigerado a ar
Texto Motociclismo Magazine
outubro 2001
A posição de condução lembra suas irmãs e os pedais de câmbio e freio também tem um ar familiar Mas terminam por aí as similaridades desta nova motocicleta norte-americana para os outros modelos que já conhecemos. No último meio século a H-D apresentou poucas novidades mais revolucionárias que a V-Rod, uma moto que não tem nada a ver com o típico bicilíndrico a 45º, com duas válvulas e refrigeração a ar.
A V-Rod supõe uma mudança radical no rumo da motocicleta norte-americana. O novo modelo VRSCA (V-twin Racing Street Custom e o A vem por ser a primeira) causou grande sensação, resta saber se os "harleystas" gostaram, pois parece que não, tanto que Willie G. Davidson assegurou que o tradicional bicilíndrico em V seguirá em produção enquanto estiver vivo. Este neto de um dos fundadores não é mais um "menino", e se tudo correr normalmente a V-Rod sobreviverá a Willie.
A grande novidade está no motor, um bicilíndrico que sobe de giros com limpeza e facilidade, responde sem problemas ao golpe do acelerador, começa a "falar" desde as 2000 rpm e a partir das 3300 rpm já está forte. A moto, com uns 280 Kg, anda bem quando levamos o motor a médios giros.
Acabou aquele lema de que "o caminho é a meta" porque a V-Rod vai bem de curva em curva, com uma aceleração que nos surpreendeu. O propulsor em V a 60º foi concebido tomando como base a Superbike VR 1000, ainda que a motocicleta norte-americana tenha utilizado o centro de desenvolvimento da Porsche em Weissach, na Alemanha, para que acertassem o V-2. Para que o propulsor subisse de giros rapidamente manteve-se a cilindrada dentro de uns limites razoáveis, com diâmetro e curvas em 100x72 mm, duas válvulas de escape de 34,5 mm e 40 mm alimentados por uma injeção eletrônica. Embaixo do falso tanque encontra-se o filtro de ar, enquanto a gasolina é armazenada em baixo do assento.
AUTÊNTICA HOT-ROD
A V-Rod surpreende de forma positiva graças à mescla de facilidade de condução, potência e suavidade, além de estarmos diante de uma H-D que não vibra. O câmbio de 5 velocidades é preciso, ainda que às vezes ele nos traz lembranças da Fat Boy e companhia. A distância entre eixos, 1713 mm é mais apropriada para as longas retas das "highways" americanas que para estradas sinuosas. Para uso normal a agilidade da V-Rod é suficiente, já que ela muda de direção com facilidade, uma vez que o piloto esteja acostumado ao guidão largo.
Os freios funcionam com eficácia, da mesma forma que as bengalas Showa, apesar de estar um pouco mole. Aqui também será necessário fazer um teste mais longo em estradas esburacadas para ver como se defende a V-Rod em ambiente mais hostil. Os dois amortecedores traseiros convencionais têm um curso de apenas 60 mm e 100 mm nas bengalas, todos da marca Showa. O assento com grande espuma faz um pouco o serviço do amortecedor traseiro.
Este novo modelo é um autêntico "Hot-Rod" de duas rodas. Lembra aqueles inventos com os quais a juventude americana tirava "racha" de semáforo em semáforo. Uns carros que simbolizavam potência, dinamismo e velocidade. Até agora a H-D não tinha como cobrir este segmento, pois não contava com um propulsor que tivesse potência suficiente. A marca de Milwaukee estava necessitando captar novos clientes e potenciais compradores, que buscam um nível técnico mais sofisticado que do "harleysta normal". O departamento de design, dirigido por Willie G. Davidson, arriscou muito com a estática da V-Rod, mas o resultado foi um êxito. Os conhecedores da marca não podem evitar um: é uma motocicleta norte-americana!!
O sucesso estético se deve a soma de todos os detalhes, algo similar com o que ocorreu com a MV Augusta. Os 30 Kg do chassi, cor prata, também ajudam a formar uma imagem elegante. Todas as partes metálicas estão perfeitamente integradas até formar uma estampa inconfundível, a da nova motocicleta norte-americana VRSCA V-Rod. Ainda não existe uma previsão da V-Rod chegar ao Brasil, pelo menos em 2002, mas quando ela vier provavelmente custará em torno de U$$ 32 mil comerciais segundo o importador.
FICHA TÉCNICA:
MOTOR:
TIPO: BICILÍNDRICO E v A 60º, 4T REFRIGERADO A ÁGUA.
CABEÇOTE: DOCH, 08 VÁLVULAS
CILINDRADA: 1130 CM3
DIÂMETRO X CURSO: 100 X 72 mm
TAXA COMPRESSÃO: 11,3:1
POTÊNCIA MÁXIMA: 115 CV A 8500 rpm
POTÊNCIA ESPECIFICADA: N/D
TORQUE MÁXIMO: 10,1 kgfm a7000rpm
ALIMENTAÇÃO: INJEÇÃO ELETRÔNICA
PARTIDA: ELÉTRICA
TRANSMISSÃO
EMBREAGEM: MULTIDISCOS EM ÓLEO
CÂMBIO: 5 MARCHAS
TRANS. SECUNDÁRIA: CORREIA DENTADA
QUADRO TIPO: BERÇO DUPLO LATERAL
CÁSTER: 34º
TRAIL: 99 mm
SUSPENSÃO
DIANTEIRA: GARFO CONVENCIONAL BARRAS DE 49 mm
CURSO: 100 mm
REGULAGENS: NÃO TEM
TRASEIRA: 2 AMORTECEDORES PARAL.
CURSO: 60 mm
REGULAGENS: NA PRÉ-CARGA DA MOLA
FREIOS DIANTEIROS: DUPLO DISCO
DIÂMETRO: 292mm
PINÇA: 4 PISTONS
TRASEIRO: DISCO ÚNICO
DIÂMETRO: 292 mm
PINÇA: DUPLO PISTON
DIMENSÕES
DIST ENTRE EIXOS: 1715 mm
ALTURA DO BANCO: 688 mm
CAPAC. DO TANQUE: 15 LITROS
PESO (SECO): 270 kG
VRSC - Custom American Muscle
NASCIDA NA PISTA. CRIADA NA RUA
Nós recebemos esta gravação do som de uma V-ROD em um dos e-mail. Deixaremos você ser o juiz sobre a sua autenticidade CLICK AQUI PARA BAIXA-LO Você precisará de software que reproduza arquivo MP3.
A fabrica de motocicleta norte-americana deu um giro de 180º em sua estratégia ao apresentar uma moto sem o tradicional motor refrigerado a ar
Texto Motociclismo Magazine
outubro 2001
A posição de condução lembra suas irmãs e os pedais de câmbio e freio também tem um ar familiar Mas terminam por aí as similaridades desta nova motocicleta norte-americana para os outros modelos que já conhecemos. No último meio século a H-D apresentou poucas novidades mais revolucionárias que a V-Rod, uma moto que não tem nada a ver com o típico bicilíndrico a 45º, com duas válvulas e refrigeração a ar.
A V-Rod supõe uma mudança radical no rumo da motocicleta norte-americana. O novo modelo VRSCA (V-twin Racing Street Custom e o A vem por ser a primeira) causou grande sensação, resta saber se os "harleystas" gostaram, pois parece que não, tanto que Willie G. Davidson assegurou que o tradicional bicilíndrico em V seguirá em produção enquanto estiver vivo. Este neto de um dos fundadores não é mais um "menino", e se tudo correr normalmente a V-Rod sobreviverá a Willie.
A grande novidade está no motor, um bicilíndrico que sobe de giros com limpeza e facilidade, responde sem problemas ao golpe do acelerador, começa a "falar" desde as 2000 rpm e a partir das 3300 rpm já está forte. A moto, com uns 280 Kg, anda bem quando levamos o motor a médios giros.
Acabou aquele lema de que "o caminho é a meta" porque a V-Rod vai bem de curva em curva, com uma aceleração que nos surpreendeu. O propulsor em V a 60º foi concebido tomando como base a Superbike VR 1000, ainda que a motocicleta norte-americana tenha utilizado o centro de desenvolvimento da Porsche em Weissach, na Alemanha, para que acertassem o V-2. Para que o propulsor subisse de giros rapidamente manteve-se a cilindrada dentro de uns limites razoáveis, com diâmetro e curvas em 100x72 mm, duas válvulas de escape de 34,5 mm e 40 mm alimentados por uma injeção eletrônica. Embaixo do falso tanque encontra-se o filtro de ar, enquanto a gasolina é armazenada em baixo do assento.
AUTÊNTICA HOT-ROD
A V-Rod surpreende de forma positiva graças à mescla de facilidade de condução, potência e suavidade, além de estarmos diante de uma H-D que não vibra. O câmbio de 5 velocidades é preciso, ainda que às vezes ele nos traz lembranças da Fat Boy e companhia. A distância entre eixos, 1713 mm é mais apropriada para as longas retas das "highways" americanas que para estradas sinuosas. Para uso normal a agilidade da V-Rod é suficiente, já que ela muda de direção com facilidade, uma vez que o piloto esteja acostumado ao guidão largo.
Os freios funcionam com eficácia, da mesma forma que as bengalas Showa, apesar de estar um pouco mole. Aqui também será necessário fazer um teste mais longo em estradas esburacadas para ver como se defende a V-Rod em ambiente mais hostil. Os dois amortecedores traseiros convencionais têm um curso de apenas 60 mm e 100 mm nas bengalas, todos da marca Showa. O assento com grande espuma faz um pouco o serviço do amortecedor traseiro.
Este novo modelo é um autêntico "Hot-Rod" de duas rodas. Lembra aqueles inventos com os quais a juventude americana tirava "racha" de semáforo em semáforo. Uns carros que simbolizavam potência, dinamismo e velocidade. Até agora a H-D não tinha como cobrir este segmento, pois não contava com um propulsor que tivesse potência suficiente. A marca de Milwaukee estava necessitando captar novos clientes e potenciais compradores, que buscam um nível técnico mais sofisticado que do "harleysta normal". O departamento de design, dirigido por Willie G. Davidson, arriscou muito com a estática da V-Rod, mas o resultado foi um êxito. Os conhecedores da marca não podem evitar um: é uma motocicleta norte-americana!!
O sucesso estético se deve a soma de todos os detalhes, algo similar com o que ocorreu com a MV Augusta. Os 30 Kg do chassi, cor prata, também ajudam a formar uma imagem elegante. Todas as partes metálicas estão perfeitamente integradas até formar uma estampa inconfundível, a da nova motocicleta norte-americana VRSCA V-Rod. Ainda não existe uma previsão da V-Rod chegar ao Brasil, pelo menos em 2002, mas quando ela vier provavelmente custará em torno de U$$ 32 mil comerciais segundo o importador.
FICHA TÉCNICA:
MOTOR:
TIPO: BICILÍNDRICO E v A 60º, 4T REFRIGERADO A ÁGUA.
CABEÇOTE: DOCH, 08 VÁLVULAS
CILINDRADA: 1130 CM3
DIÂMETRO X CURSO: 100 X 72 mm
TAXA COMPRESSÃO: 11,3:1
POTÊNCIA MÁXIMA: 115 CV A 8500 rpm
POTÊNCIA ESPECIFICADA: N/D
TORQUE MÁXIMO: 10,1 kgfm a7000rpm
ALIMENTAÇÃO: INJEÇÃO ELETRÔNICA
PARTIDA: ELÉTRICA
TRANSMISSÃO
EMBREAGEM: MULTIDISCOS EM ÓLEO
CÂMBIO: 5 MARCHAS
TRANS. SECUNDÁRIA: CORREIA DENTADA
QUADRO TIPO: BERÇO DUPLO LATERAL
CÁSTER: 34º
TRAIL: 99 mm
SUSPENSÃO
DIANTEIRA: GARFO CONVENCIONAL BARRAS DE 49 mm
CURSO: 100 mm
REGULAGENS: NÃO TEM
TRASEIRA: 2 AMORTECEDORES PARAL.
CURSO: 60 mm
REGULAGENS: NA PRÉ-CARGA DA MOLA
FREIOS DIANTEIROS: DUPLO DISCO
DIÂMETRO: 292mm
PINÇA: 4 PISTONS
TRASEIRO: DISCO ÚNICO
DIÂMETRO: 292 mm
PINÇA: DUPLO PISTON
DIMENSÕES
DIST ENTRE EIXOS: 1715 mm
ALTURA DO BANCO: 688 mm
CAPAC. DO TANQUE: 15 LITROS
PESO (SECO): 270 kG
Re: INFORMAÇÕES SOBRE A NOVA VRSCA V-ROD
As fotos estão no site Biker Friends, na parte de Matérias Técnicas
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